terça-feira, 29 de março de 2011

Grande Verdade

Na sociedade actual, a importância estruturante do idoso, na família está a perder influência. A ideia de sabedoria, cultura e educação associadas à pessoa idosa está a ser substituída pela cultura de descartar as pessoas mais velhas. 
Os idosos são e devem ser um elemento activo na estrutura social; Afinal quem melhor que eles para educar as nossas crianças, com sólidos valores morais e éticos baseados na experiência de vida e não em teorias. Sentirem-se úteis é importantíssimo para que a sua vida se mantenha. Exercitar o corpo e a mente é fundamental!
Existem vozes que dizem que a partir do momento em que é assinada a autorização de reforma, a pessoa está a receber, na realidade, uma certidão de óbito antecipada...
Pois bem, se a partir do momento em que a produtividade laboral termina e a pessoa não tenha oportunidade de gozar os anos que lhe restam com dignidade e com actividade ajustada à sua condição, então sim! Julgo que a sociedade teima em produzir. 
Tenho o prazer de trabalhar ombro a ombro com pessoas que têm mais de 40 e 50 anos do que eu, e o seu vigor mental é impressionante!

"O envelope está gasto mas a carta, lá dentro, continua impecável."  

O corpo já não corresponde como quando tinham 40 anos, mas não podendo ir mais rápido, vão mais devagar, o importante é ir!

"Esperança é a palavra-chave"

Não se apaga a brasa que queima no coração! Viver é uma dádiva! E como tal nós, jovens, temos obrigação de dar todo o nosso apoio, a quem já se gastou por nós! 

"Faz aos outros o que gostarias que te fizessem a ti."

O sentimento mais forte e poderoso de todos é o amor!
Apesar do amor da maioria das pessoas se estar a esfriar, tornando-as cada vez mais amantes de si próprias, gananciosas e orgulhosas, passando assim a ser como ilhas dispersas neste mar que é a sociedade em que vivemos. 
Devo lembrar que somos Humanos! Basta de nos compararmos aos animais, criaturas com um papel importante no equilíbrio ambiental, porém, inferiores.
Aos Humanos foi concedida uma consciência que estando saudável, emite sinais de alerta sobre qualquer indicio prejudicial, aliado ao raciocínio lógico, qualidades largamente superiores ao instinto que os animais possuem, este permite-lhes defende, atacar, alimentar e acasalar, basicamente. Nunca se desviarão do seu comportamento irracional.
A lei da selva ou a lei do mais forte não se aplica a nós, Humanos!
Alguém digno de se chamar Humano, demonstra sentimentos e qualidades perante as situações que a vida lhe impõe. 
Cabe aos mais novos cuidar dos mais velhos. De nós eles merecem ser honrados, respeitados e acima de tudo amados! 


   

Sem comentários:

Enviar um comentário